final do século XIX, O Jiu-jitsu começou a perder popularidade por causa de seus golpes violentos.
História
Um japonês chamado Jigoro Kano, praticante de Jiu-jitsu, resolveu criar um novo esporte que não fosse violento e ainda pudesse ser eficaz na formação do indivíduo. A nova luta além de ser útil para a defesa pessoal, poderia ser importante também para superar as limitações do ser humano.
Kano selecionou as melhores técnicas de Jiu-jitsu, os golpes mais eficazes e os mais racionais. O Jiu-jitsu era urna prática guerreira baseada na leveza do corpo e do espírito no entanto tinha diversas técnicas perigosas que foram eliminadas, aperfeiçoou a maneira de cair, criou uma vestimenta especial de treino (o Judo-gi), pois não havia um traje específico para a pratica do Jiu-jitsu, e dedicou-se particularmente aos métodos de projeção ao solo, aperfeiçoando vários golpes de sua autoria.
Kano pensou que a sua nova arte deveria ter outro nome, pois a sua prática era diferente do Jiu-jitsu. Tendo em conta a sua essência, a não resistência e o aproveitamento da força do oponente chamou a esta nova arte de Judo e criou regras para um confronto esportivo baseado no espírito do ippon-shobu (luta pelo ponto completo). O Judo (caminho suave, em japonês) é uma luta de defesa que utiliza a força do corpo do adversário na execução dos golpes.
No começo, Kano deu o nome de Judo Kodokan à nova luta, pois os adeptos do esporte aprendiam as técnicas na famosa escola Kodokan, antes chamada de Eisho. Naquele tempo, eles enfrentavam os lutadores de Jiu-jitsu e quase sempre saiam vitoriosos.
No final do séc. 1886, o Judo foi oficialmente aceito pelo governo japonês. Para difundir o esporte, Kano iniciou em 1889 uma série de apresentações e palestras nos EUA e na Europa. Na década de 30 o Judo já era conhecido em quase todas as nações do mundo.
Jigoro Kano
Jigoro Kano nasceu em 28 de outubro de 1860 em Mikage, no distrito de Hyogo. Começou a praticar Jiu-jitsu aos 18 anos de idade, em razão de sua fraqueza física. Ele aprendeu técnicas de vários estilos de Jiu-jitsu e as aperfeiçoou. Em 1882, idealizou o Judo, mesmo ano em que fundou o instituto Kodokan. Por mais de meio século Kano divulgou o Judo por todo mundo. Mas morreu em 1938, sem ver seu esporte ser reconhecido como modalidade olímpica, o que aconteceu somente em 1964.
Jigoro kano criou novas técnicas para o treinamento de esportes competitivos, que consideravam também a formação do caráter. Ele via o Judo como um treinamento para a vida e não como um esporte isolado.